Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ser pai x Ter um filho

Quem abandona os cuidados afetivos do filho deve pagar indenização por danos morais?

Publicado por Minuto em Família
há 7 anos

Andréa Pachá, juíza que ficou famosa após o lançamento de livro e posteriormente minisérie “Segredos de Justiça” no programa Fantástico, conta em um de seus livros que virar pai e mãe deveria estar acompanhado de uma solenidade, assim como acontece no casamento.

Ao invés dos votos de fidelidade e respeito, na saúde ou na doença, escreve a autora, teríamos algo do tipo:

“Está disponível para perder algumas noites de sono, sem possibilidade de terceirizar para ninguém o cansaço do dia seguinte e compreende que a vida que pretende trazer ao mundo será um vínculo definitivo até que a morte os separe?” (Segredo de Justiça. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Agir, 2014)

Pois é, a paternidade é igual rapadura: é doce, mas é dura… E como! (com o perdão do trocadilho...)

Não precisa nem explicar muito o motivo, afinal, que culpa aquele lindo serzinho tem de ter sido introduzido neste mundo tão difícil de ser vivido? Não está fácil para ninguém, imagina para ele!

Sabemos que a paternidade muito ensina aos pais e naturalmente transforma muito de nós em seres mais maduros e responsáveis, mas… Sabemos também que nem sempre é assim.

Muitos acabam não se encontrando nesta experiência e se arrependem deste caminho sem volta. E aí que está o problema. O Direito das Famílias busca antes de tudo proteger a parte mais frágil das relações familiares: no caso, a criança.

Justamente por isso temos diversos mecanismos de defesa para tentar minimizar um possível abandono por parte de um dos genitores, como por exemplo a famosa pensão alimentícia.

O abandono material é possível ser corrigido através da referida pensão alimentícia… Mas e o abandono afetivo?

O assunto é polêmico no meio jurídico. Uns entendem que é possível um filho demandar um de seus genitores pedindo indenização pelos danos morais causados pelo abandono afetivo que ele tenha causado. Outros entendem que não. A polêmica divide até o Poder Judiciário, que ora se posiciona a favor da indenização, ora se posiciona contra.

De um lado, dizem que o sofrimento do filho abandonado configura um ato ilícito de quem tem o dever legal de zelo e cuidado: “Não basta ter um filho, tem que ser pai/mãe!”. Já o outro lado defende que ninguém deve ser obrigado a amar alguém, mesmo sendo um filho, afinal: “O Estado não pode interferir na minha vida e nos meus sentimentos!”.

Ainda temos muito o que avançar no tema.

E você, leitor, o que pensa?

Compartilhe sua opinião, vamos promover o debate social sobre este assunto!


Paulo Francisco Veil

Advogado e pesquisador em direito de família e sucessões

Siga Minuto em Família no Facebook!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Mande para minutoemfamilia@gmail.com. Curta nossa página do Face e acompanhe nossos posts!

  • Sobre o autorUma abordagem prática do Direito de Família.
  • Publicações12
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações957
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ser-pai-x-ter-um-filho/432808436

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E se um filho negar afeto a um dos pais, caberá indenização?

E se quem tiver a guarda se casar e for morar longe do outro inviabilizando este de participar da vida do filho, até mesmo de visitá-lo, caberá indenização?

Fala-se em filhos que sofrem, entram em depressão ... mas se isso decorrer de uma falta de contato pelo fato de quem tiver a guarda mudar de cidade/estado/país, caberá indenização contra aquele de tem a guarda e tomou a tal decisão ocasionando a falta de contato?

Fico com a corrente que defende que este tipo de assunto deva ser tratado entre as famílias, afinal a pecúnia não substituirá o tal abandono afetivo. Se o que se almeja é o afeto, este não é certeza dentre os sentimentos humanos. Não apenas nas relações entre pais e filhos, mas de um modo geral. continuar lendo

Perfeita intervenção! O primeiro caso é chamado de abandono afetivo inverso (muito embora, signifique também um abandono afetivo, o inverso fica a cargo apenas da direção pai-filho, filho-pai). É um ótimo tema para tratar nos "próximos capítulos"!
A segunda indagação é caso de alienação parental, hipótese prevista em lei e também é bom tema para discussão!
Dr.(a) obrigado pela participação, curta nossa página no Facebook ou siga por aqui mesmo para acompanhar as próximas publicações!
Um forte abraço! continuar lendo